Nesta postagem iremos abordar 10 dicas sobre como ser um bom jogador de RPG e que farão com que todos na mesa queiram jogar ao seu lado para todo o sempre!
E por que isso é importante? Bem, ninguém quer jogar ao lado de pessoas que não agregam em nada, ou pior, daqueles que, além de não somar, prejudicam o bom andamento da sessão.
Sendo assim, aqui vão algumas dicas que podem ajudar neste quesito. E embora possam existir outras, essas são as que mais acreditamos que sejam importantes para que você seja um bom jogador dos tão divertidos role-playing games.
1. Comece sendo participativo(a) e prestando atenção no jogo
O pior tipo de jogador(a) é aquele que não presta atenção na narrativa. Fica no celular durante a sessão, conversando no WhatsApp ou fuçando no Instagram.
É claro que alguns sistemas contribuem com essa distração, principalmente durante os combates, mas alguns jogadores abusam até na hora do role-play.
Na realidade, quanto mais participativo você for, menos terá interesse em coisas alheias ao jogo. Por exemplo, se você estiver perseguindo o seu objetivo e ele estiver, passo após passo, sendo alcançado, as chamadas no WhatsApp não serão tão tentadoras como antes.
Em outras palavras: quanto mais imerso você se permitir estar, mais o jogo vai ser legal para você, para o Mestre e para os outros jogadores.
É sempre bom citar a diversão do Mestre, afinal, poucas coisas são mais chatas para o Narrador do que ter que ficar repetindo falas e acontecimentos para um jogador que não presta atenção.
Fora que muitas vezes o Mestre pode dar excelentes pistas nas entrelinhas de falas e ações dos PdM (NPCs), então prestar atenção fará com que o seu personagem se dê bem muitas vezes e saia em vantagem frente aos rivais.
Claro que se você estava anotando algo importante e não conseguiu prestar atenção por conta disso, o Mestre deve lhe dar um desconto, afinal, você não estava disperso, apenas não é um polvo que faz mil tarefas ao mesmo tempo tal qual o Diego Mattos.
2. Não ataque os outros jogadores gratuitamente
Essa talvez seja uma das principais razões para o termino de mesas de RPG. Por incrível que possa parecer e por mais óbvio que possa soar, não seja a pessoa que ataca os outros jogadores do nada!
Não é legal e não, você não vai parecer mais forte ou descolado atacando a sua equipe, mesmo que seu personagem seja maligno. Na realidade, a única coisa que você irá conseguir é ser chutado da mesa ou terminar com ela.
Aliás, não saia matando nem os NPCs, afinal eles foram colocados na narrativa pelo Mestre por algum motivo, então simplesmente matá-los por nada não faz nenhum sentido.
Lembre-se que no RPG o seu personagem não é o personagem principal e com Mestres experientes nem mesmo o seu grupo será o protagonista do mundo onde o jogo acontece, pelo menos não desde o início.
Dessa forma, sua vontade não é a única coisa que importa. O Mestre se divertirá contando a história, deixe-o fazer isso e não o atrapalhe matando tudo o que se move.
Já o seu grupo se divertirá realizando seus próprios objetivos individuais. Não os atrapalhe roubando-os, atacando-os ou traindo-os a todo momento.
3. Crie um personagem com características com as quais você vai gostar de jogar
Já ouviu a frase motivacional: faça o que você ama e nunca precisará trabalhar na vida?
Com o RPG de mesa é mais ou menos assim também. Se você criar um personagem com motivações que você se identifica, será muito mais fácil interpretá-lo e alcançar os objetivos dele.
Isso também ajudará na hora de criar uma voz ou uma entonação única para o seu personagem. Ou então um trejeito que faz do personagem alguém único.
4. Não tenha medo de se envolver em problemas
Ei, espere… Essa dica não é para você sair matando os NPCs ou arrumando “bolo” em todas as tavernas por onde passa. Nem com os guardas no meio da praça das cidades por onde perambula.
Mas beleza, acho que você entendeu… Em alguns momentos, arrumar uma confusão pode ser muito legal para a dinâmica da mesa e pode acabar surpreendendo o Mestre de forma positiva.
Isso acontece quando o seu personagem é confrontado com a moral e os hábitos que carrega.
Imagine se deixarem o ladino encarregado de guardar o tesouro enquanto a batalha acontece. O que ele fará?
É esperado que ele arrume confusão, é o famoso “vai dar merda“, então deixe o caos acontecer quando houver uma justificativa lógica para isso.
5. Trate seus colegas com a importância que eles merecem
Se o seu grupo se sentir útil, todos vão gostar de jogar ao seu lado. Como dito acima, o seu personagem não é o único, por isso, os desejos e anseios do grupo importam tanto quanto os seus.
O RPG de mesa não é um jogo para egoístas. Se você só pensa em você, vá jogar um jogo digital no modo single player e boa sorte.
No mais, não precisa nem ajudar se não quiser, basta não atrapalhar os outros jogadores que já estará fazendo muito!
6. Lembre-se que o Mestre tem a última palavra
O Mestre tem a tarefa mais árdua no RPG de mesa, ele precisa preparar a sessão, improvisar nos momentos tensos, conhecer mais regras, preparar combates, etc.
Sendo assim, não seja aquele jogador que torra a paciência do Mestre por pequenos equívocos ou porque não gostou dos rumos da história.
Em caso de discussões, o Mestre é o juiz e tem a palavra final. Se não estiver gostando, narre você, ou então procure outra mesa.
Caso contrário, seja cordial e explique para o Mestre os motivos do seu descontentamento e tente entender se é algo pessoal ou se o grupo todo está de acordo com as suas reclamações.
Lembre-se: o RPG de mesa não é um jogo para egoístas.
7. Não tenha medo de ser um líder
Ser um bom jogador de RPG as vezes envolve ser corajoso o suficiente para estar a frente do seu grupo e guiá-lo com um verdadeiro líder.
Se você sentir que o seu grupo está disperso, sem saber o que fazer, não tenha dúvidas. Torne-se o líder, decida para onde vocês vão, o que desejam encontrar, quais missões irão aceitar, dentre outras coisas.
Criar um Clã com um ideal pode ser uma excelente forma de manter uma mesa por muitos anos.
8. Fale como se você fosse o personagem
Existem momentos em que você irá narrar o que o seu personagem faz, mas quando for a hora de conversar, assuma o papel do personagem.
Ao invés de dizer: “eu vou até o taverneiro e pergunto se ele tem alguma informação sobre o ataque dos Orcs...”
Diga: “eu vou até o balcão, olho para o taverneiro e pergunto… Ei, taverneiro, aqui.. Me sirva uma caneca de cerveja e aproveita a passada pra me contar o que aconteceu nesse ataque dos Orcs.”
Notou a diferença?
9. Não coloque toda a responsabilidade no Mestre
Você é o dono do seu destino. Bem, na realidade o Mestre é o dono do destino dos jogadores, mas isso não significa que o seu destino já esteja escrito e selado.
Não tem como ser um bom jogador de RPG sem assumir o seu destino e lutar para continuar no rumo escolhido. Aliás, a maioria dos Mestres irá agradecer pela sua iniciativa em um dia em que ele esteja sem ideias.
Você pode fazer coisas que o Mestre sequer espera que você vá fazer. E isso é algo muito bom!
10. Não faça metagaming
Para os mais desavisados, no RPG de mesa, o conhecimento do personagem não se confunde com o conhecimento do jogador.
Isso quer dizer que se você já ouviu falar em medusas, mas o personagem nunca sequer escutou essa palavras, ele não terá como saber os riscos que corre ao olhar para a face desta monstruosidade.
O metagaming ocorre quando um jogador faz do conhecimento da vida real para determinar as ações de seu personagem, quando esse personagem não deveria ter o conhecimento para realizar a ação.
Portanto, para o bom andamento do jogo, evite o metagaming a qualquer custo.
Dica Extra: a sessão acaba, mas o mundo não
Quando a sessão termina, em tese, o jogo não pausa. Coisas continuam acontecendo e podem mudar tudo na próxima sessão.
Por isso, dedique um tempo penando nas coisas que deseja fazer nos próximos encontros e você verá a sessão fluindo de uma maneiras incrível. O Mestre e os outros jogadores ficarão surpresos com seus planos mirabolantes.
Conclusão sobre como ser um bom jogador de RPG
Se você utilizar pelo menos algumas dessas dicas com sabedoria, certamente encontrará as respostas sobre como ser um bom jogador de RPG.
Veja também: Dica de Mestre: como interpretar monstros no rpg de mesa