Narrar uma aventura para personagens malignos em um RPG de mesa não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente para Mestres novatos que estão acostumados com a jornada do herói.
Nos role-playing games, principalmente naqueles de fantasia medieval, o mais comum é que os personagens queiram salvar o mundo de um terrível inimigo e concentrem-se em fazer missões para salvar vilas, povoados e reinos inteiros.
Mas esse não é um tema apenas para a fantasia, jogos Sci-Fi ou de horror, como Call of Cthulhu também usualmente possuem essa narrativa centrada em personagens bondosos contra personagens malignos.
Mas e o que acontece quando os seus jogadores resolvem fazer personagens malignos e tocar o terror no mundo?
Essa é uma pergunta que pode assustar alguns mestres e pensando nisso, resolvemos criar este pequeno apanhado de ideias para facilitar um pouco as coisas.
Hora de narrar uma aventura para personagens malignos
O impensado aconteceu: os jogadores querem ser do mal! E agora?
E agora nada! Tecnicamente você não precisa mudar o enredo de nada do que você preparou, sabia?
Eu te conto: pense bem, você criou um boss maligno que está devastando regiões e precisa ser parado, mas agora os seus jogadores também são maus e não querem pará-lo. Pelo contrário, querem ajudá-lo ou derrotá-lo para assumir seu lugar.
E é aí que está a mágica da coisa toda. Não é necessário mudar o enredo, basta adaptá-lo.
Seus jogadores buscam o protagonismo e todo o mundo pode girar em torno disso a partir de agora.
Como jogar com personagens malignos?
Um vilão não necessariamente precisa querer destruir o mundo. Ele pode apenas querer moldar o mundo à sua forma…
Já dissemos no nosso podcast e em outras matérias que a principal característica da vilania é o egoísmo. Seguido de perto pela prepotência e pelo orgulho.
Sendo assim, não necessariamente um vilão é motivado pela simples destruição do mundo.
Um vilão pode acreditar que sua raça é superior a todas as outras e deseja apenas destruir quem é diferente.
Para um vilão, os fins sempre justificam os meios. Não importa que muitos da sua raça ou espécie morram para que ele atinga o seu ideal de mundo e ele não irá se importar em causar guerras e destruição se isso lhe ajudar a alcançar o seu fim.
Os vilões também podem usar discursos bondosos para angariar o apoio popular e alcançar mais poder, como a igualdade para todos, acabar com a miséria, dentre outras coisas.
Vilões são dissimulados e raramente se apresentam como vilão. É o famoso lobo na pele de cordeiro!
Se os seus jogadores se comportarem assim, talvez você narre uma das aventuras mais fantásticas da sua vida. Mas vai um alerta, você vai ter ainda mais vontade de destruí-los!
Criar uma campanha para personagens malignos
Nem todo mestre está preparado para narrar uma aventura para personagens malignos, então é preciso não apenas se preparar, mais compreender o que os jogadores, na posição de vilões, irão desejar.
Os seus jogadores provavelmente não se considerarão vilões e seus antagonistas serão os heróis. Todos irão odiar e temer os jogadores, cuja fama será o contrário do usual.
Em uma campanha de Dungeons and Dragons, por exemplo, praticamente todos os mestres criam campanhas heroicas cujo objetivo é salvar o mundo.
Se não estiver preparado(a) para mudar as coisas drasticamente, experimente jogar um RPG de Star Wars, por exemplo, no qual muitos jogadores preferem jogar no lado sombrio da força.
Pode ser um grande desafio começar uma campanha para jogadores maus, mas com o tempo eles irão se acostumar. No meio do caminho, muitos acabam se convertendo para o lado bondoso, por mero costume.
Sugestão de enredos para personagens malignos
Pode acontecer de um grupo ser formado por apenas um personagem maligno ou por vários, então algumas sugestões de enredo podem ajudar:
- O personagem maligno é um prisioneiro e está colaborando com o grupo para manter-se vivo;
- O personagem tem uma dívida que precisa pagar a alguém do grupo e ficará com eles até essa dívida ser saldada;
- O personagem maligno está envolto em um feitiço ou maldição com alguém do grupo, ou está encantado;
- O personagem maligno busca vingança contra um inimigo em comum e irá ajudar o grupo até que eles vençam esse inimigo;
- O personagem maligno está usando o grupo para um propósito egoísta;
- O personagem maligno está usando o grupo como escudo ou para proteção mútua contra um inimigo que está perseguindo-o para matá-lo.
Esses são apenas alguns motivos que podem justificar uma campanha mista, com um grupo com personagens bons e malignos.
Libere a sua imaginação para criar enredos ainda mais incríveis e desafiadores!
O seu inimigo terá um propósito bondoso
Quando estiver narrando uma aventura para personagens malignos, os inimigos dos jogadores terão um propósito bondoso, sendo assim, o apoio que eles terão será incomparável com o dos jogadores.
Caso a aventura chegue a um ponto que envolva geopolítica, praticamente o mundo inteiro irá desejar parar os jogadores e isso pode gerar invasões nos esconderijos do grupo, além de aventureiros iniciando missões para pará-los.
Simplesmente muita coisa pode acontecer, então aproveite e veja o caos se instaurar. Todos os mestres devem, ao menos uma vez, narrar uma aventura para personagens malignos!