fbpx
é possível jogar uma aventura solo de rpg

É Possível Jogar uma Aventura Solo de RPG?

Picture of Guilda da Abóbora

Guilda da Abóbora

Faça parte e jogue cada vez mais RPG de mesa com seu grupo.

Será que é possível jogar uma aventura solo de RPG? Essa pergunta surgiu no nosso Discord e nos deixou perplexos, afinal, as aventuras solo, ou melhor, os livros-jogos já existem há muito tempo, mas muitos ainda não conhecem essa modalidade de jogo.

Pensando nisso criamos essa matéria para explicar um pouco e mostrar também como jogar uma aventura solo de RPG.

O que é uma Aventura Solo de RPG?

Uma aventura solo pode também ser definida como um livro-jogo, o qual pode ser definido como uma obra de ficção onde o leitor participa da história fazendo escolhas que determinam os seus rumos.

Este gênero nasceu nos anos 1960 e tornou-se famoso em 1982 após o lançamento de “O Feiticeiro da Montanha de Fogo” , o qual uniu o conceito dos livros-jogos ao dos RPGs.

Nesta modalidade de livro-jogo as aventuras podem ser jogadas sozinhas, não sendo necessário um grupo de jogadores e nem um Mestre.

Vantagens e Desvantagens de Jogar uma Aventura Solo de RPG

Muitos mestres ou jogadores de role-playing games começarem a jogar livros-jogos para depois migrarem para os RPGs, considerando ser mais fácil aprender a jogar dessa forma.

Isso porque muitos consideram uma vantagem não necessitar de um grupo para começar a jogar, além disso, já existe uma história pronta, o que facilita muito para Mestres inexperientes.

Existem diversas vantagens em uma aventura-solo. A mais evidente, é a ausência da necessidade de um grupo para jogar. O fato de já existir uma história pronta em certas circunstâncias também pode ser considerado como um ponto positivo, uma vez que mestres inexperientes poderiam ainda não conseguir criar uma boa história.

Mas também existem desvantagens ao se jogar uma aventura solo, sendo o maior deles o excesso de linearidade (não que nos jogos de videogame seja diferente). Mas a verdade é que diferentemente dos RPGs de mesa tradicionais, o jogador-leitor não pode fazer tudo o que deseja, pois não há hipótese de improviso do Mestre.

Também não há muitas hipóteses de continuidade. Depois de terminado o livro, a aventura encerra-se para sempre.

Como usar um Livro-Jogo?

Na prática, cada livro-jogo contará com um manual próprio, contendo as regras para a criação do seu personagem, além dos pontos de exploração. Geralmente rolagens de dados são utilizadas para gerar a aleatoriedade do jogo.

Em cada trecho da história são oferecidas opções e de acordo com cada uma das opções tomadas, uma consequência pode ser encontrada em outro trecho da história.

Basta ler o livro e seguir suas orientações para chegar até o final e conquistar as recompensas da aventura.

Bem fácil, não?

Compartilhe:

Facebook
Threads
Reddit
LinkedIn
WhatsApp
Mais

Outros Conteúdos