Os RPGs de mesa se confundem muitas vezes com um jogo de tabuleiro, embora exista a possibilidade de jogar simplesmente usando a imaginação. É um ótimo jogo para se divertir com os amigos e passar o tempo, por isso iremos falar sobre como jogar RPG de mesa (Role Playing Game), que “aportuguesando” significa algo como jogo de interpretar papéis.
Existe um jogador que interpreta o Mestre, que é uma espécie de Deus do jogo. Ele narra os acontecimentos e desafios que os personagens irão enfrentar. Enquanto isso os demais jogadores interpretam esses personagens, fazendo ações e reações para atingir um objetivo como encontrar um tesouro, decifrar um mistério, derrotar um inimigo ou dominar um castelo.
Mas e como jogar RPG de mesa?
Existem alguns RPG de mesa solo, mas isso não é o usual. O ideal é que existam pelo menos dois jogadores, um para ser o mestre e outro para ser o jogador ou jogadora. Existem alguns materiais necessários para jogar RPG também, como dados, um cenário e um sistema.
Cenário
O cenário é composto pelo lugar e pela história de onde o jogo se passa. O jogo pode se passar na terra em um futuro apocalíptico, ou então na Terra Média, de O Senhor dos Anéis, basta ambientar o seu jogo.
Sistema
O sistema é o conjunto de regras usado para as mecânicas do jogo. É o mesmo que jogar um jogo de luta, cada personagem tem sua vida, sua força e defesa. O personagem que acerta o outro mais vezes em regra vence, mas se eles tiverem força diferente, pode ser que um personagem atinja o outro três vezes e já seja o suficiente para derrotá-lo.
Essas regrinhas se aplicam no RPG e estão em sistemas elaborados especificamente para este fim. Existem muitos sistemas para iniciar, mas o mais famoso na atualidade é o Dungeons and Dragons 5ª edição.
Porém, para quem está querendo aprender como jogar RPG de mesa não é o sistema mais adequado. O ideal é começar com um sistema mais iniciante.
Mestre
O mestre é como um criador de jogos, ele insere as cidades, os personagens que irão aparecer, as falas, os monstros, se hoje vai chover ou vai ter sol, etc.
Por isso o mestre é como um verdadeiro Deus do jogo. Ele só é controlado pelos dados!
Dados de RPG
Os dados controlam o poder do mestre. O mestre pode colocar um monstro em uma caverna, mas o que vai decidir se o monstro será derrotado ou não pelos jogadores são os números dos dados.
Se as rolagens forem boas, o monstro será um inimigo fácil, mas se as rolagens forem baixas, bem, aí pode se dizer que os jogadores estão com problemas.
E tem como jogar rpg de mesa tranquilamente apenas com um desses dados mais simples. Não se preocupe em adquirir dados complexos desde o início.
Fichas
Fichas também tem o poder de controlar o jogo. É onde os jogadores distribuem seus pontos em força, defesa e outros atributos. É onde está o quanto de vida o personagem possui e os equipamentos que carrega.
Os sistemas trazem as fichas e as regras para preenchê-las estão contidas em cada um dos sistemas existentes.
Regras
O conjunto de regras também faz parte do sistema utilizado. Cada sistema tem suas regras específicas sobre o que cada personagem pode ou não fazer.
O personagem pode voar? Bem, as regras do sistema irão dizer. O que acontece quando o personagem se machuca? Igualmente, são as regras que irão dizer.
O que é preciso para jogar?
Para começar a jogar, você só precisa ter um amigo, lápis ou caneta e um dadinho desses de 6 lados, conhecidos no RPG como d6, d (dado) 6 (seis lados). E é claro, imaginação.
Comece com algo que você conhece bem, como um anime ou jogo que já existe e faça tudo acontecer no universo desse jogo. Depois é só escolher um sistema ou inventar o seu próprio.
Mas saiba, este é um jogo para quem gosta de ler e exercitar o raciocínio. Não é a toa que ele desenvolve várias habilidades nos jogadores.
E aí, quer começar a jogar RPG de mesa?